Inicio | Foros | Castings | Cartelera | Cursos |
Buscar  en 
Nuevos usuarios
Para particiar debes ser un usuario registrado.
Registrarse es gratis y muy rápido.
Usuarios existentes
recuperar clave

Foros > ******* TEATRO EN LA EDUCACION ********

#1 Avelino Bento Publicado el 27/03/2008 a las 18:56:27 teatro e animação sociocultural

gostaria de colocar este tema à discussão. Com as mudanças bruscas da sociedade, não terá o teatro uma responsabilidade acrescida, para além da educação estética e artística? Falo concretamente da função social da arte em geral e da função particular do teatro. Há nesta função do teatro uma componente educativa, mas também de dinâmica comunitária.

Alguém quer conversar sobre esta problemática? estou disponível para a troca de ideias e de experiências


#2 masteatroparatodos Publicado el 28/03/2008 a las 00:19:36 Re: teatro e animação sociocultural

ESTIMADO AVELINO, ANTE TODO BIENVENIDO 

ES UNA SATISFACCION QUE TE INTEGRES AL FORO Y CONVOQUES A L INTECAMBIO DE IDEAS ACERCA DEL TEATRO Y SU FUNCION SOCIAL Y EDUCATIVA...

SEGUIREMOS EN CONTACTO.,MARCELO.

#3 Avelino Bento Publicado el 28/03/2008 a las 14:53:32 Re: teatro e animação sociocultural

Obrigado Marcelo pelos votos de boas vindas.

Claro que estou disponível para falarmos de experiências e reflexões teóricas.

Marcelo podes referenciar o país de origem deste forum? Creio ser a América Latina, certo?

#4 Virtu Publicado el 29/03/2008 a las 16:36:49 Re: teatro e animação sociocultural

Hola. Soy Virtu y veo que no soy la única en defender el teatro en la Animación Sociocultural y su función creativa y educativa. He visto aunque el idioma hay palabras aqui que no entiendo muy bien, pero se defiende el teatro como herramienta en la Animación. Soy Técnico Superior Animacíón Sociocultural y actualmente realizando un curso de teatro para aprender. Aunque no es la primera vez que hago teatro, pero siempre viene bien aprender sobre todo si luego se quiere enseñar como es mi caso. Saludos.

#5 Avelino Bento Publicado el 29/03/2008 a las 18:49:03 Re: teatro e animação sociocultural

Olá Virtu. Apesar de semelhanças entre o português e o castelhano, as diferenças existem. Mas com alguma atenção conseguiumos por umas palavras retirar outras e assim compreendermo-nos.

De facto, pela minha experiência de actor, animador e professor, não tenho dúvidas em afirmar que o Teatro é um dos instrumentos privilegiados nas dinâmicas da animação sociocultural. Primeiro, enquanto instrumento facilitador e integrador, depois como recurso educativo, ainda como estyratégia de desenvolvimento cultural e sociocultural tout court, finalmente como espaço de socialização, de inclusão e de cidadania. Para além, naturealmente como processo de educação estética e artística.

Fazes bem em tirar o curso de teatro. É uma mais-valia para toda a actividade de ASSC que tencionas desenvolver. Depois é um instrumento de apropriação de competências pessoais e profissionais. Para além disso, dá um gozo enorme ma quem o pratica. Um  abraço.

Avelino Bento

#6 Virtu Publicado el 30/03/2008 a las 15:36:30 Re: teatro e animação sociocultural

Hola. Avelino. Bueno mas o menos he entendido tu texto. Pues hago el curso porque me encanta el teatro, ya que la familia de mi madre hacía teatro. Yo hice en mi jventud tambien teatro, y en la profesión he vuelto al tema. Incluso nos estan preparando para hacer un musical, que ya veremos como sale. "La tienda de los horrores". Ya veremos, pero cuando termine, quiero preparar yo talleres para niños y jovenes. Saludos.


#7 masteatroparatodos Publicado el 30/03/2008 a las 18:50:10 Re: teatro e animação sociocultural

ESTIMADO AVELINO, EL FORO ES TA EN UN SITIO DE LA REPUBLICA ARGENTINA QUE SE LLAMA ALTERNATIVATEATRAL.COM.

MARCELO, NEUQUEN,PATAGONIA,ARGENTINA.


#8 masteatroparatodos Publicado el 30/03/2008 a las 19:06:23 Re: teatro e animação sociocultural

PARTICULARMENTE CREO QUE EFECTIVAMENTE LA PRACTICA DEL TEATRO INCLUYE UNA CANTIDAD DE ACTIVIDADES QUE BIEN PUEDEN CUMPLIR CON LA FUNCION DE ANIMACION SOCIOCULTURAL.

TODAS LAS DINAMICAS DE INTEGRACION GRUPAL, CONFIANZA,DESINHIBICION,DESBLOQUEOS CORPORALES,  DE VINCULOS Y RELACIONES, ASI COMO TODOS LOS JUEGOS DE ROLES SON SIN NINGUNA DUDA APROPIADOS PARA LOS OBJETIVOS DE ANIMACION SOCIOCULTURAL.

RECUERDO QUE HACE MUCHISIMOS AÑOS ATRAS, TE HABLO DE LA DECADA DEL 70 , NO SE HABLABA DE ANIMACION SOCIOCULTURAL, PERO SI DEL SOCIODRAMA Y OTRAS ESTRATEGIAS QUE SERVIAN PARA MOVILIZAR A COMUNIDADES ENTORNO A PROBLEMATICAS PUNTUALES  DE INTERES COLECTIVO...

EN MIS AÑOS DE EXPERIENCIA  DICTANDO CLASES PARA ADULTOS HE PODIDO COMPROBAR QUE MUCHA GENTE SE ACERCA AL TEATRO, NO TANTO POR UNA VOCACION DE COMUNICAR, SINO BUSCANDO UN ESPACIO DE EXPRESION PERSONAL Y GRUPAL... ES DECIR NO IMPORTANDOLES TANTO EL RESULTADO DEL HECHO ARTISTICO SOBRE EL ESCENARIO SINO VALORANDO PRINCIPALMENTE LOS PROCESOS REALIZADOS ...Y TE DIRIA MAS...DEJAN LAS CLASES DE TEATRO CUANDO SE PLANTEAN CONCRETAMENTE INSTANCIAS DE MUESTRA...

DE TODAS MANERAS, ENTIENDO QUE LA EXPERIECNIA DE ANIMACION SOCIOCULTURAL POR OTRA PARTE SUPERA EN OBJETIVOS A  ESAS DINAMICAS DE ENTRENAMINETO QUE PUEDE OFRECERLES EL TEATRO ...PERO RESPECTO DE ESO PORQUE NO NOS CXUENTAS TU UN POCO ACERCA DE CUALES OBJETICOS SE PLANTEA LA ANIMACION SOCIOCULTURAL?

SALUDOS,MARCELO.

#9 Avelino Bento Publicado el 31/03/2008 a las 14:14:28 Re: teatro e animação sociocultural

OLá Marcelo

Estamos em sintonia absoluta. No entanto quero dizer-te que o conceito sociodrama, aqui na Europa, nunca substituiu o conceito de Animação Sociocultural. Este remonta à Frente Popular em França, como sabes, e utilizava a arte, sobretudo o Teatro, mas não só, como facilitadora nos processos de socialização.

Quanto ao teu desafio, aqui te envio um dos conceitos de ASC que trabalhei em estudos doutorais.

A Animação Sociocultural é uma forma de acção sócio-pedagógica que, sem ser a única, se caracteriza pela procura e pela intencionalidade de gerar processos de participação das pessoas em áreas culturais, sociais e educativas que correspondam aos seus próprios interesses e necessidades.

Processa-se a partir de duas super-estruturas:

Contextos: Cultural, Social e Educativo.
Instituições: Colectividades Locais, Organizações Sociais, Associações Voluntárias, Autarquias Locais e Associações Artísticas.

Percorre quatro dimensões operativas:

Método: que procura a integração e participação das populações; que funciona como indutor de vivências e reflexão; que define o tipo de intervenção territorial.

A Acção: que se direcciona no sentido da autonomia e participação colectiva; que se assume como movimento geral de inovação da expressão individual e colectiva.

A Mudança: no sentido da transformação de atitudes e de relações inter-individuais e colectivas; para uma posição mais definida na vida quotidiana e uma melhor inserção na sociedade.

Os Conteúdos: que valorizem a criatividade como a expressão de si, em observância às questões da estética e da arte, do conhecimento e do saber, dos valores e da ética, da ecologia e da qualidade de vida; que incentivem para a produção, criação e fruição culturais, a partir de interesses e necessidades intrínsecas e extrínsecas; que fomentem a apetência para a participação como a palavra-chave de resolução de muitos dos problemas.

O(a) Animador(a) Sociocultural é, de facto, um(a) agente do desenvolvimento. Por essa circunstância, deve desempenhar funções gerais ou específicas conducentes ao êxito da melhoria da qualidade de vida das populações: comprometendo-se a estar atento à tradição e inovação cultural, obrigando-se a incentivar, apelar e organizar a participação dos indivíduos e tornando-se um ponto de referência dos valores e da democracia.

Bento, Avelino: "Teatro e Animação - outros percursos do  desenvolvimento sócio-cultural no Alto Alentejo". Lisboa, Editora Colibri, 2003.

Também no meu blog vou de quando em quando reflectindo sobre estas matérias:

http://exdra.blogspot.com

#10 PublicidadPublicado el 28/09/2016 a las 00:31:36 Publicidad

Reglamento de los foros



. Sobre este sitio | Staff | FAQ | Estadisticas | Cómo anunciar | En Facebook | En Twitter | Tecnoescena | Contactarse .

. . : : . e-planning ad